pt Português en English es Español
 

Publicado em 17/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação (logomarca do evento)

Pela segunda vez, um trabalho do Laboratório de Farmacologia do Departamento de Farmacologia e Toxicologia (DFT) INCQS/Fiocruz é premiado nos eventos conjuntos XII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e XVII Simpósio Latinoamericano de Farmacobotânica. Os encontros foram realizados entre 7 e 10 de maio, em Petrópolis, e foram promovidos pela Sociedade Brasileira de Farmacognosia.

O trabalho premiado com Menção Honrosa foi Efeito ansiolítico e de hiperatividade da Passiflora incarnata sob o paradigma do Labirinto em Cruz Elevado e do Campo Vazado, de Yasmin Pinheiro, estudante de Medicina Veterinária e bolsista do Programa de Estágio Curricular (PEC).

“Fiquei empolgada em participar do Simpósio, foi uma experiência única, em que assisti a excelentes palestras de profissionais renomados. E para minha surpresa, veio a premiação pelo trabalho que realizamos avaliando a atividade farmacológica in vivo de diferentes marcas comerciais da Passiflora incarnata. O enfoque do estudo voltado para a Vigilância Sanitária chamou a atenção dos avaliadores. Agradeço a todos por tudo que venho aprendendo”, comemorou Yasmin.

Além dela, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS Thais de Brito participou do evento, com a pesquisa Avaliação da atividade anti-inflamatória de diferentes frações de Solidago chilensis Meyen e caracterização de fitoconstituintes.

“O evento contou com a participação de inúmeros e elogiáveis palestrantes. A participação de alunos em eventos desta seriedade é de extrema importância para a sua formação acadêmica e profissional. Para mim, foi uma ótima oportunidade para trocar experiências e divulgar o trabalho que realizei no INCQS”, declarou Thais.

Os simpósios abordaram questões da áreas da farmacognosia, farmacobotânica e plantas medicinais como um todo. Foram compostos por conferências, mesas-redondas, debates, minicursos e oficinas com convidados internacionais e nacionais, por apresentação de trabalhos científicos na forma de painéis e de comunicações orais de alunos de iniciação científica e pós-graduandos, e por miniconferências ministradas por professores da área.

 

Farmacognosia e Farmacobotânica:

Farmacognosia é um ramo da farmacologia, que por sua vez, é a área da Farmácia que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos. A farmacognosia deriva de duas palavras gregas: pharmakon (droga) e gnosis (conhecimento) e tem como alvo de estudo os princípios ativos naturais, sejam animais ou vegetais.

Já a Farmacobotânica é o recorte da farmacognosia que se preocupa com o estudo das matérias de origem vegetal. 

Há, ainda, a Farmacozoologia, voltada para as drogas de origem animal.