pt Português en English es Español
 

Publicado em 16/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Fotos: Divulgação Editora Fiocruz

A Fiocruz desafiou as suas mulheres a definir em palavras a maternidade no Concurso de frases do Dia das Mães. O resultado foi duas profissionais do INCQS entre as três melhores colocadas: Anna Fust, em primeiro, e Izabela Gimenes Lopes, em terceiro. A campanha, que conta com o apoio da Editora Fiocruz, recebeu 38 frases, de diferentes unidades da Fundação.

Emocionada, Ana Fust destacou a importância da Fundação e do INCQS valorizarem a maternidade, bem como da maternidade para a sua formação humana:

“O sentimento é de gratidão. Gratidão por ser INCQS, por ser Fiocruz, por trabalhar em uma instituição que consegue valorizar até o meu momento mãe. Gratidão aos meus filhos, inspiração de vida e inspiração para esta homenagem a todas as mães”, declarou.

Para Izabela, atividades assim são significativas para a instituição e para as próprias pessoas que participam:

“Institucionalmente, um concurso cultural é importante para incentivar a interação e a criatividade dos funcionários. Particularmente, ter o reconhecimento de uma frase vinda a partir da maior experiência vivenciada por mim foi uma alegria imensa. Eu escrevi o que essa trajetória, desde a concepção do meu filho Arthur até os dias de hoje, tem representado para mim. Algo que não existe manual de instruções, POP (Procedimento Operacional Padronizado) nem PU (Procedimento de Uso) para ensinar. É a escola da vida!”, definiu.

Além delas, Ana Lucia Pinto da Silva, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), segunda colocada, também traduziu lindamente a maternidade: “Ser mãe é um renascer a cada dia”.