pt Português en English es Español
 

Publicado em 15/05/2019.
Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

IMG 9113Foto: ACS/ INCQS

Esclarecer sobre a Reforma da Previdência e os problemas previdenciários que pode acarretar à sociedade. Esse foi o objetivo do encontro de formação e mobilização do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) realizado ontem (14) no auditório Sérgio Arouca, no INCQS. A proposta do sindicato é mobilizar os trabalhadores das unidades da Fiocruz a se engajarem na luta pela defesa dos direitos sociais.

"Ao contrário do que o governo e a grande mídia apresentam, a proposta de Reforma da Previdência do governo Bolsonaro terá impactos negativos bastante expressivos sobre os mais vulneráveis, os trabalhadores que possuem vínculo empregatício regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e aqueles que ganham menos no serviço público e forças armadas", explicou Carlos Fidelis Ponte, diretor da Asfoc.

Carlos Fidelis apresentou os mitos, mentiras e armadilhas da Reforma da Previdência proposta pelo atual governo e enfatizou que a reforma fere a Constituição de 1988, pois aumenta o tempo de contribuição, dificultando ao máximo o acesso a aposentadoria e pensões, reduz o valor dos benefícios recebidos e só beneficia os bancos privados com o regime de capitalização. Leia com mais detalhes sobre o que muda na reforma e a relação da reforma aos servidores públicos na edição especial do último informativo da Asfoc.

Paulo Garrido, presidente do Sindicato, também participou do encontro e pontuou: "Precisamos nos unir, resistir e avançar por cidadania, saúde e soberania. Não há dúvidas de que essa proposta de reforma ataca direitos e pune o trabalhador. Precisamos de uma mobilização maior, porque o governo e a grande mídia fazem uma grande lavagem cerebral".

A diretoria da Asfoc está percorrendo todas as unidades da Fundação. O encontro foi aberto à participação de servidores, terceirizados e bolsistas. Também foram convidados ao diálogo no INCQS, os trabalhadores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (ICICT) e da Casa de Oswaldo Cruz (COC). O Sindicato realiza ainda o debate “Inimigo Declarado: Os(As) Servidores(as) públicos na Reforma da Previdência”, com a professora de Direito Previdenciário Júlio Lenzi Silva, amanhã (16), às 9h, no salão de leitura do ICICT.

Confira aqui a apresentação completa e o vídeo institucional que a Asfoc produziu sobre o tema.