pt Português en English es Español
 

Publicado em 06/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Micotoxinas mascaradas em alimentos é um tema emergente para a vigilância sanitária e será discutido na palestra apresentada pelo chefe do Laboratório de Alimentos do INCQS/Fiocruz, André Sartori, em 9 de maio, próxima quinta-feira, às 14h, no auditório Sérgio Arouca, do INCQS (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, em frente à creche).

O evento é aberto ao público geral, gratuito e não requer inscrição prévia. Será o terceiro ciclo da apresentações da disciplina Seminários Avançados I, do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS).

A temática faz referência às micotoxinas - substâncias tóxicas produzidas por fungos – encontradas como contaminantes em diversos alimentos, e às micotoxinas mascaradas, formas alteradas dessas substâncias descobertas mais recentemente e que tem despertado interesse da comunidade científica e das autoridades de saúde pública.

Na palestra serão abordadas as principais micotoxinas mascaradas conhecidas, os desafios analíticos para determinação dessas substâncias e a importância do seu monitoramento em alimentos.

O assunto foi um dos projetos do Instituto contemplados no Edital Inova Fiocruz. Também foi tema de reportagem da Agência Fiocruz de Notícias em 2016.

André Sartori é servidor do INCQS do Departamento de Química (DQ) e trabalha com a análise de resíduos de micotoxinas em alimentos.