pt Português en English es Español
 

Publicado em 26/04/2019.
Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

livro

A importância da sensibilização dos estudantes, professores e profissionais de saúde acerca dos cuidados na experimentação animal foi o tema abordado pela servidora Renata Norbert Costa Nundes, do Departamento de Farmacologia e Toxicologia (DFT) do INCQS, no livro Cadernos de Ensino de Ciências, Saúde e Biotecnologia. A obra apresenta o ensino de ciências, saúde e biotecnologia, a partir de ensaios que discutam estratégias, ferramentas ou exemplos práticos de ações educativas baseando-se na literatura pertinente nas áreas de ensino/ educação.

A funcionária do instituto, doutoranda no Programa da Pós-Graduação de Ciências e Biotecnologia da Universidade Federal Fluminense (UFF/ PPBI), escreveu especificamente o capítulo "Refinar, Reduzir e Substituir na Experimentação Animal: Por Que Devemos Ensinar?" (capítulo 7).

"O tema faz parte de um dos escopos de trabalho do INCQS, que possui hoje um grupo de pesquisa para métodos alternativos ao uso de animais, abriga o Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (BraCVAM) e é um dos três Laboratórios Centrais da Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama)", explica Renata Nundes.

IMG 20190410 WA0026Renata Nundes, do Departamento de Farmacologia e Toxicologia do INCQS (Foto: Divulgação)

O livro é fruto de uma parceria entre a Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz) e a Pós-Graduação de Ciências e Biotecnologia da UFF. Um exemplar do livro está disponível na Biblioteca do INCQS.