pt Português en English es Español
 

Publicado em 24/04/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

A revista online Vigilância Sanitária  em Debate : Sociedade, Ciência & Tecnologia (Visa em Debate), editada pelo INCQS/Fiocruz com o auxílio técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se modernizou. A partir da edição de fevereiro de 2019, o periódico passou por mudanças de caráter interno e externo para se atualizar dentro do sistema OJS (Open Journal Systems), o software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas utilizado.

Dentre as atualizações mais impactantes da nova versão, destacam-se o design, que está totalmente diferente das versões anteriores, e a obrigatoriedade da inserção do ORCID (Open Researcher and Contributor ID), um código alfanumérico para identificar exclusivamente cientistas e outros autores acadêmicos, aumentando assim a segurança da plataforma e funcionando como identificador único de cada autor, de forma a facilitar a sua identificação.

As novas funcionalidades também ampliam a designação de permissões entre os papéis cadastrados, permitindo acessos que antes eram exclusivos a outros usuários, sem a necessidade da criação de vários cadastros. Permite, ainda, a inserção de imagens e edição de textos.

Uma das editoras científicas da revista, Maria Helena Villas Bôas, e as secretárias executivas Simone Teixeira e Gisele Neves explicam que além da necessidade de ajuste aos requisitos de segurança do sistema, a atualização possibilita uma maior aproximação a revista com os seus leitores. Isto porque o novo layout proporcionou um ambiente mais amigável, atrativo, eficiente e funcional, favorecendo a interatividade com o seu público-alvo.

“A nova versão trouxe mais flexibilidade ao trabalho de gerenciamento do processo editorial, tornando mais interativo e atrativo ao público em geral”, completam.

Vale destacar que mesmo com as mudanças e melhorias, o processo editorial continua o mesmo, desde a submissão do artigo, até a atribuição de pares para a avaliação e a publicação.

          
Sobre a revista Visa em Debate:

A revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia é uma publicação trimestral, exclusivamente online, que publica textos originais voltados à Vigilância Sanitária e disciplinas afins.

Seu objetivo é disseminar conhecimentos aplicáveis ao campo da promoção da saúde, da prevenção de doenças e outros agravos à saúde, bem como da estruturação, organização e funcionamento do sistema único de saúde no âmbito da regulação do risco sanitário.

“Desde o surgimento do periódico, em março de 2013 , foram diversas transformações no âmbito da divulgação científica. A utilização das mídias na divulgação do conhecimento científico têm sido crucial para a comunicação entre os pesquisadores e o leitor. A própria estrutura de rede favorece o compartilhamento e a interatividade entre a comunidade. Toda esta estrutura exige uma interface cada vez mais dinâmica e interativa para os autores, avaliadores e leitores em geral”, esclarecem Maria Helena, Simone e Gisele.