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Publicado em 16/04/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

O coordenador do núcleo técnico da Comissão do Programa de Ensaios de Proficiência (CPEP), Marcus Henrique C. de la Cruz, ministrou a palestra “Harmonização da avaliação de valores de consenso” no Workshop para Avaliadores e Especialistas de Produtores de Materiais de Referência e Provedores de Ensaios de Proficiência, promovido pela Divisão de Capacitação em Acreditação (Dicap) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em 3 de abril. O evento foi realizado na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)/ Senai.

Na ocasião, ele apresentou os problemas que estão surgindo quanto à interpretação e os limites de aplicação das fórmulas de estatística robusta (aproximação alternativa aos métodos estatísticos clássicos), principalmente o algorítimo A descrito na Organização Internacional de Normalização (ISO) 13528 para calcular os “valores de consenso”. Este, juntamente com o desvio-padrão alvo, é um parâmetro de avaliação dos laboratórios participantes dos Ensaios de Proficiência.

Além disto, em sua apresentação Marcus sugeriu os caminhos para solucionar estes entraves.

Vinculada à Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), a Dicap, organizadora do evento, tem como objetivo zelar pelo adequado equilíbrio entre o número de organismos de avaliação da conformidade (OACs) e serviços regularmente avaliados e o número de profissionais aptos a realizar essas avaliações. Uma das ações empreendidas para manter esse equilíbrio é o credenciamento de avaliadores e especialista.

Outros temas abordados no workshop foram: abertura e implementação da norma ABNT NBR ISO 17034; avaliação dos laboratórios não acreditados ou acreditados da própria organização para PEP e PMR; aplicação do requisito 8.1 da norma NIT-Dicla-059; atuação de avaliadores e especialistas nas equipes de avaliação; documentação da Cgcre para PEP; técnica de caracterização; e as diferenças entre atualização e extensão e registros no relatório de avaliação.