pt Português en English es Español
 

Publicado em 15/04/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Membro da comissão científica organizadora do 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), o INCQS/Fiocruz participou da reunião preparatória realizada em 21 e 22 de março, em Belo Horizonte, com duas representantes: Rosane Alves, coordenadora do Núcleo Técnico de Alimentos (NT AL) e Maria Helena Villas Boas, editora científica da revista Visa em Debate.

No encontro foi definida a programação do evento, incluindo cursos e oficinas, discussões temáticas, conferências, painéis e mesas redondas. Também foi aberto o período para a inscrição de trabalhos, que vai de 6 de maio até 18 de novembro, com valores diferenciados da taxa de inscrição, de acordo com o período.

“Algumas alterações em relação à estrutura do evento estão sendo realizadas, visando modernizá-lo e proporcionar a toda comunidade momentos de interatividade e dinamismo na discussão de temáticas relevantes da vigilância sanitária”, explicou Maria Helena.

O 8º Simbravisa será realizado entre 23 e 27 de novembro de 2019, em Minas Gerais. É organizado pelo Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVISA) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Ocorre trianualmente, tendo sido a primeira edição em 2002.

O evento tem como objetivo discutir temáticas como as práticas sanitárias e suas relações com o desenvolvimento econômico e social, as formas de controle e monitoramento de riscos à saúde e a busca de novos paradigmas para a Vigilância Sanitária, que a articulem às demais políticas de saúde.

“Teremos debates sobre problemas reais relacionados à vigilância sanitária, o que aproximará os participantes do evento. E os profissionais do INCQS podem contribuir com temas que julguem interessantes. Nossa intenção é aproximar cada vez mais o laboratório do Simbravisa”, declarou Rosane.