pt Português en English es Español
 

Publicado em 02/04/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

A contaminação de pessoas por meio da ingestão de alimentos é um problema de saúde pública. Para integrar e fortalecer os laboratórios analíticos de segurança alimentar, foi criada a Rede Interamericana de Laboratórios de Análises de Alimentos (Rilaa/Infal), tema da palestra que será realizada pelo INCQS/Fiocruz no dia 5 de abril, às 10h, no auditório Sérgio Arouca (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, ao lado da creche), ministrada pela especialista em gestão laboratorial da Secretaria Ex-officio da Rilaa, Dra. Margarita Corrales.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e não requer inscrição prévia.

Em sua apresentação, serão abordadas a Rede, que atualmente reúne mais de 250 laboratórios de 31 países, dentre os quais, o INCQS; os riscos de contaminação devido à presença de microrganismos (agentes biológicos) como bactérias, fungos, leveduras e vírus nos alimentos ou por meio da adição de agrotóxicos; e a importância do controle da qualidade como preservação da saúde coletiva, dentre outras questões.

Participação no Comitê Executivo da Rilla e assembleia no Rio de Janeiro:

O INCQS possui dois representantes no Comitê Executivo da Rilla: Marcus de la Cruz, coordenador do Núcleo Técnico da Comissão do Programa de Ensaios de Proficiência (CPEP), como membro titular, e Eleonora Vasconcellos, representante do Instituto no Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/ Fiocruz), como substituta. O Comitê é composto por sete países.

Além disto, o Rio de Janeiro sediará a 10ª Assembleia Ordinária da Rede, que é o fórum máximo de deliberações da Rede, em outubro de 2020.