pt Português en English es Español
 

Publicado em 29/03/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/ Fiocruz)

O INCQS recuperou, em janeiro de 2019, a acreditação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que estava suspensa desde o início de 2018.

A Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) (http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/) do Inmetro é o único organismo de acreditação reconhecido no Brasil. A acreditação realizada pela Cgcre é de caráter voluntário e representa o reconhecimento formal da competência de um Organismo de Avaliação da Conformidade-OAC, para desenvolver as tarefas de avaliação da conformidade, segundo requisitos estabelecidos.

 

Neste mesmo período também foram avaliados os serviços prestados pelo Laboratório de Metrologia, como as calibrações das grandezas massa, volume e temperatura, sendo calibrações o conjunto de operações quNeste processo, coordenado pela Vice-Diretoria da Qualidade (VDQuali), o INCQS foi avaliado, segundo a norma ABNT ISO IEC 17025/2017, pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) para ensaios analíticos laboratoriais, nas áreas microbiológica, toxicológica, farmacológica, imunológica e química.

e estabelecem, sob condições especificadas, a relação ente valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes aos padrões utilizados.

Neste contexto o INCQS volta a fazer parte do seleto grupo de laboratórios que, após a avaliação de terceira parte do Inmetro, compõem a Rede Brasileira de Calibração e estão autorizados a utilizar o selo do Inmetro em seus certificados de calibração.

A vice-diretoria da Qualidade, Vera Machado, explicou a importância do INCQS recuperar as suas acreditações:

“O reconhecimento formal confere confiabilidade aos ensaios realizados pelo Instituto relativos ao controle da qualidade dos produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, o que inclui a competência do escopo de ensaios do INCQS e a segurança de que os resultados analíticos obtidos levam a produtos que irão fornecer resultados consistentes e confiáveis”, disse.

O diretor Antonio Eugenio de Almeida aproveitou para parabenizar os trabalhadores e trabalhadoras do INCQS e para destacar a importância da força coletiva para o cumprimento dos objetivos institucionais:

“O INCQS ganha destaque com a volta da acreditação. Trabalho de todos nós!”, reconheceu.