pt Português en English es Español
 

Publicado em 27/03/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

O controle da qualidade de soros antipeçonhentos foi apresentado por profissionais do Departamento de Imunologia (DI) do INCQS na Oficina Snakebites, sobre picadas de cobras e outros animais peçonhentos, realizada em 20 de março, no Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS/ Fiocruz). O evento foi promovido pela empresa Wellcome Trust.

A exposição foi feita pela coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT PB), Maria Aparecida Boller. Estavam presentes também a chefe do Laboratório de Vacinas Bacterianas e Soros Hiperimunes, Elizabeth Porto Lucas, Fábio Henrique Dias e Gabriele Fátima de Souza.

Foram abordadas, dentre outras questões, conceitos teóricos para a determinação da potência dos venenos e antivenenos, ensaios, boas práticas em experimentação animal e estabelecimento de venenos e antivenenos de referência.

Maria Aparecida Boller destacou a importância da atividade para a troca de conhecimentos e a interlocução dos profissionais da área, com vistas a parcerias futuras.

“O mais importante foi conhecer quem trabalha com veneno de animais peçonhentos na Fiocruz e outras instituições, como médicos, pesquisadores, produtores etc. Isto permite a criação futura de um grupo na Fundação voltado para o tema”, vislumbrou.

Outros assuntos discutidos na oficina foram: panorama dos acidentes com animais peçonhentos no Brasil, com dados do Ministério da Saúde; mecanismos moleculares envolvidos no processo de neutralização dos venenos de serpentes por inibidores naturais isolados do soro de animais resistentes ao envenenamento; novas abordagens terapêuticas para o tratamento de acidentes ofídicos; desenvolvimento de kits de diagnóstico para acidentes com serpentes.

Também participaram do evento as seguintes unidades técnico-científicas da Fiocruz: Centro de Relações Internacionais (CRIS), Instituto Nacional de Infectologia (INI), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict), bem como o Ministério da Saúde (MS) (http://portalms.saude.gov.br/), o Instituto Vital Brazil (IVB) e do instituto Wellcome Trust.

 

Picadas de animais peçonhentos:

Animais peçonhentos são os que produzem peçonha (veneno), tais quais cobras, escorpiões e aranhas. São comuns em zonas rurais, mas também são presentes em áreas urbanas.

Quando uma pessoa é picada por algum destes animais, recomenda-se:

• Tratar imediatamente;
• Evitar locomoção;
• Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;
• Aplicar compressa de gelo no local;
• Transportar (em maca) a vítima ao médico mais próximo para aplicação do soro; se possível, levar junto o animal (vivo ou morto) para identificação.