pt Português en English es Español
 

Publicado em 26/03/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

O Serviço de Gestão do Trabalho (SGT) do INCQS promoveu no último dia 20 de março, no auditório, o treinamento do Procedimento Operacional Padrão (POP) 65.1112. 009, sobre o Programa de Capacitação e de Desenvolvimento de Recursos Humanos da unidade. A capacitação foi ministrada pelo chefe do departamento, Sérgio Reis e pelos profissionais do setor, Elaine Lucia da Silva e Evandro Luiz Gomes.

Elaborado com base na análise dos documentos institucionais, resultados das capacitações anteriores, levantamento dos conhecimentos necessários e reuniões do SGT com os gestores, o programa estabelece os critérios e procedimentos para viabilizar a identificação das necessidades de capacitação e de desenvolvimento profissional na unidade. Dentre as ações que poderão ser construídas neste sentido estão: cursos, palestras, visitas técnicas, autoformação, intercâmbios, grupos de estudo e de trabalho, seminários, congressos, encontros, conferências e fóruns.

De acordo com Elaine Lucia, o treinamento teve como objetivo a validação do referido POP após a sua 11ª revisão e o treinamento dos funcionários para o uso do novo formulário de solicitação para autorização de capacitação. O formulário foi modificado para atender à exigência de padronização do INCQS.

“Antes, cada departamento do INCQS trabalhava o seu documento de uma forma, mas agora, com a padronização do formulário, o planejamento da capacitação, para atender às estratégias do INCQS, é fortalecido. Além disso, o novo formulário foi desenvolvido de forma completa, contemplando em si todos os requisitos necessários”, explicaram Sérgio Reis e Elaine Lucia.

A apresentação feita pelo SGT incluiu ainda: o papel estratégico da área de Recursos Humanos; o atendimento às políticas do Mapa Estratégico da Fiocruz e de Desenvolvimento Pessoal da Administração Pública Federal, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG); Informação e do Conhecimento; competências e mapeamento de competências.