pt Português en English es Español
 

Publicado em 25/03/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/ Fiocruz)

A Vice-Diretoria de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VDGDI) realizou uma apresentação interna, em 22 de março, sobre o panorama da área nesses primeiros oito meses de gestão. Conduzida pelo vice-diretor Antônio Ornelas, a exposição teve como objetivos exercitar a transparência, proporcionar uma melhor compreensão por parte dos funcionários sobre o papel da Gestão, facilitar a troca de informações com as áreas finalísticas e promover o debate conjunto sobre os desafios institucionais e realizações.

A apresentação fez referência ao período de agosto de 2018, quando a gestão de Antonio Eugenio de Almeida teve início, até março de 2019.

Em sua exposição, Ornelas abordou questões como: ações e iniciativas já desenvolvidas e que estão em desenvolvimento; detalhamento orçamentário, especialmente recursos que o INCQS dispõe e como estão sendo alocados; estratégias internas de aquisições e suas justificativas; valorização dos espaços deliberativos, a exemplo do Conselho Técnico Administrativo (CTA) e do recém-criado Colegiado de Gestão; planejamento em seus níveis estratégico, tático e operacional; integração entre a Direção e as áreas finalísticas, com o apontamento de pontos focais da gestão em cada área; e proposta de reestruturação organizacional.

“Esta aproximação entre a área de Gestão e os demais setores do Instituto é fundamental para obtermos maior legitimidade na tomada de decisões, integração e aperfeiçoamento dos fluxos e processos”, destacou Antônio Ornelas.

Além disto, ele apresentou mudanças importantes no INCQS, como criação do Colegiado de Gestão, consolidação da criação do Serviço de Gestão de Contratos, criação do Serviço de Biossegurança e Segurança do Trabalho e criação da Seção de Patrimônio. Também esmiuçou modificações nas áreas de Planejamento, Gestão do Trabalho, Gestão de Tecnologia da Informação e demais setores operacionais da Administração.

Na ocasião, os trabalhadores do Instituto também tiveram a oportunidade de fazer perguntas, solicitações esclarecimentos e fazer propostas e sugestões à Direção.

A ideia, de acordo com o vice-diretor Antonio Ornelas, é que o panorama da Gestão seja apresentado aos profissionais do Instituto semestralmente.