pt Português en English es Español
 

Publicado em 21/03/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/ Fiocruz)

Profissionais do INCQS, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict/ Fiocruz) se reuniram no dia 28 de fevereiro para discutir Ciência de Dados, que consiste na análise de informações para a tomada de decisões.

A reunião se dividiu em duas vertentes. Na primeira foi discutida a cooperação entre INCQS, Icict e a Anvisa para trabalhar o componente de Ciência de Dados, utilizando a base do Harpya e outras bases de dados no propósito de identificar padrões que ajudem nas tomadas de decisões, prever determinadas ocorrências com base nesses padrões, identificar novas metodologias ou programas de vigilância sanitária, de modo a antecipar soluções parta elas.

Já no segundo momento, o INCQS, Anvisa e o Icict debateram questões tecnológicas do Projeto Harpya, que é o Sistema de Gerenciamento de Amostras Laboratoriais desenvolvido pelo INCQS e utilizado em todo o país. Isto porque a Anvisa propôs a ampliação do Sistema.

De acordo com um dos participantes da reunião, o coordenador da equipe de Desenvolvimento de Sistemas do Instituto, Adalberto Lamim, a Anvisa propõe a inclusão de laboratórios da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) e de laboratórios privados no sistema Harpya.

“Com a entrada de mais laboratórios no sistema, a tecnologia tradicional utilizada para realização das consultas se tornará inviável por conta do volume de informações. Desta forma, as tecnologias utilizadas nas plataformas de Ciência de Dados seriam expressamente recomendadas, o que vai ao encontro da ideia da parceria para criação do componente de Ciência de Dados”, explicou.