pt Português en English es Español
 

Publicado em 21/03/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) visitaram o INCQS no dia 26 de fevereiro, para dar continuidade à parceria no Projeto Harpya, o Sistema de Gerenciamento de Amostras Laboratoriais utilizado para gerir as amostras dos produtos submetidos à Vigilância Sanitária em todo o país.

O coordenador da equipe de Desenvolvimento de Sistemas do INCQS, Adalberto Lamim, contou que o projeto inicial foi finalizado e que foi apresentado um novo projeto que se encontra em avaliação na Anvisa. O objetivo do encontro foi discutir alguns pontos de interesse do INCQS e da Gerência de Laboratórios de Saúde Pública /Anvisa como por exemplo, a formalização do Comitê Gestor Nacional do Harpya, inclusão dos laboratórios da rede REBLAS e privados no Harpya e alternativas para dar sequência ao Harpya no futuro.

“A continuidade e aperfeiçoamento do Harpya são fundamentais, pois neste sistema são gerenciadas as informações das análises, tais quais a chegada das amostras, seu cadastro no sistema e a emissão dos laudos analíticos”, esclareceu.

Participaram do encontro, por parte do INCQS, além de Adalberto, o diretor Antonio Eugenio de Almeida; a vice-diretora de Vigilância Sanitária, Célia Romão; o chefe do Serviço de Gestão da Tecnologia da Informação (SGTI), Jorge Nundes; o coordenador dos Núcleo Técnicos (NTs), Eduardo Netto; e o responsável pela Assistência de Projetos Institucionais, Eduardo Arruda.

Já os profissionais da Anvisa foram os especialistas em Regulação e Vigilância Sanitária Nélio César de Aquino, Julierme Gonçalves da Silva e Fernanda Smidt Lara Resende, todos da Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas).

Projeto Harpya:

O Projeto Harpya é o Sistema de Gerenciamento de Amostras Laboratoriais de Vigilância Sanitária, desenvolvido no INCQS, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD/ Anvisa. É utilizado em todo o país, estando implantado atualmente em 52 laboratórios públicos oficiais da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária.

Por meio dele podem ser acessados dados relevantes sobre o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), os catálogos nacionais e relatórios da Anvisa, dentre outras coisas.

Além da oferta de informações, o Harpya permite a governança e o monitoramento das mesmas, com dados como o fluxo das demandas nacionais, média de atendimentos, categorias das solicitações, desempenho dos laboratórios, indicadores de risco sanitário, subsídio para desenvolver ações de vigilância sanitária etc.