pt Português en English es Español
 

Publicado em 14/03/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/ Fiocruz) 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pleiteia ser membro efetivo do Pharmaceutical Inspection Co-operation Scheme (PIC/S), grupo para harmonização do trabalho das agências reguladoras no mundo e para tanto, indicou o INCQS como laboratório a ser avaliado para atestar a sua capacidade analítica. O motivo foi o fato do Instituto ser pré-qualificado na área de Medicamentos.

Além do INCQS, outros dois laboratórios foram indicados: o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) e o Laboratório Central de Saúde Pública Ezequiel Dias (Lacen-MG).

A vice-diretora da Qualidade do INCQS, Vera Machado, acredita que por ser o laboratório federal da Anvisa, o INCQS deve ser a instituição visitada pela equipe avaliadora do PICS, o que deve acontecer entre outubro e novembro de 2019.

Ainda de acordo com Vera, a indicação é mais um reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), do qual o INCQS é parte importante:

“Ao ser pré-qualificado na área de Medicamentos, o INCQS foi reconhecido por sua excelência laboratorial. Agora, com a indicação para a candidatura da Anvisa a membro efetivo do PIC/S, todo o sistema de Visa e atividade de regulação do país nesta área estão sendo valorizados”.

A apresentação da indicação e uma visita aos setores do INCQS para o alinhamento do trabalho em parecia entre as duas instituições foi feito pela Anvisa no fim de fevereiro deste ano.

Pharmaceutical Inspection Co-operation Scheme

O Pharmaceutical Inspection Co-operation Scheme (PIC/S) é um acordo cooperativo informal e não vinculativo entre autoridades reguladoras no campo das Boas Práticas de Fabricação (GMP) de medicamentos para uso humano ou veterinário.

Atualmente o grupo engloba 52 participantes, provenientes de países de todo o mundo, envolvendo: Europa, África, América, Ásia e Australásia.