pt Português en English es Español
 

Publicado em 12/03/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

img video

Mulheres e Meninas na Ciência foi o tema abordado por Mychelle Alves, chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do Departamento de Química (DQ) do INCQS, em sua entrevista ao programa Sala de Convidados, do Canal Saúde/ Fiocruz, na manhã de 12 de março. Confira o programa aqui.

O programa será reprisado nos seguintes dias e horários

- Sexta-feira: 20h30;
- Sábado: 22h;
- Domingo: 22h.

Para assistir por meio da internet, basta clicar no dia e horário da reprise, aqui e clicar no “play”, disponível na página principal.

Já para ver pela televisão, sintonize no canal 2.4 (Rio de Janeiro e Brasília) ou 3.4 (São Paulo), na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital. Também tem a opção por antena parabólica digital, cuja freqüência é 3690.

Quem for conselheiro de saúde nos municípios brasileiros pode assistir pela Oi TV, canal 910.

Além da profissional do INCQS, participaram do programa a especialista em Medicina Regenerativa, pesquisadora do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e vencedora do prêmio “For Women in Science 2018”, Fernanda Cruz, e a doutora em Sociologia e professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EBAPE), Carmen Migueles.

O programa também foi reprisado na terça e na quinta-feira. 

Mulheres e Meninas na Ciência:

A Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de para promover a equidade de gênero na ciência, provocar reflexões e estimular as mulheres no mundo científico, instituiu 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi criada em 2015 e desenvolve ações que destacam o papel e a contribuição feminina em diversos países.

Apesar de representar aproximadamente a metade da população mundial, as mulheres são apenas 30% dos cientistas no planeta. No Brasil, só 14% dos membros da Academia Brasileira de Ciências são mulheres, de acordo com informações fornecidas pelo Canal Saúde.

Antes do programa Sala de Convidados, Mychelle havia falado sobre a mulher na Ciência na revista Linha Direta do trimestre outubro-novembro-dezembro de 2018, em evento no auditório do INCQS e na Fiocruz em 11 de fevereiro. 

Programa Sala de Convidados, do Canal Saúde:

O programa Sala de Convidados é apresentado pela jornalista Juliana Espindola, que expõe o tema, exibe matérias sobre ele e media o debate com a participação de três convidados. Os telespectadores também fazem perguntas por telefone e pela internet.

O Canal Saúde é a emissora de televisão do Sistema Público de Saúde (SUS). Está no ar há mais de 20 anos na Fiocruz e exibe programações das 8h às 24h. Sua programação se versa em conteúdos específicos sobre políticas públicas, práticas de saúde, cidadania, ciência e tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade, entre outros. 

Pode ser assistido em todo o Brasil, por meio de antena parabólica, pela Web TV, na TV Brasil Digital e nos canais parceiros como Oi TV e Canal Futura.