pt Português en English es Español
 

Publicado em 01/03/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

banner intranet internet fev2019 02

Carnaval chegando, todo mundo querendo caprichar no visual e apostando nas maquiagens, tintas, brilhos e outros artigos. O problema é que o uso incorreto dos cosméticos e o uso de produtos não indicados para a pele humana podem provocar reações adversas como irritações locais, ardência, coceiras, queimaduras e até intoxicações.

Imagem de Divulgação

De acordo com o chefe do Laboratório de Toxicologia do INCQS e coordenador do Núcleo Técnico de Cosméticos (NT COS), Ronald Silva, para evitar problemas, os foliões devem sempre ler o rótulo antes de usar qualquer cosmético, seja para cabelo, cremes para a pele ou maquiagens.

Nos rótulos devem ser observadas, principalmente, as orientações sobre o modo de uso e as advertências, que devem ser claras e seguir o padrão estabelecido na legislação para a comunicação dos riscos que o produto apresenta.

“Eles devem conter advertências para o caso de possuir substâncias sensibilizantes, ou seja, na rotulagem deve ser informado que produto é passível de causar alergia, devido à presença de determinada substância”, explica.

Outras observações a serem verificadas na rotulagem são o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e no Ministério da Saúde (MS), o atendimento às normas de segurança e os prazos de validade.

Além disto, produtos em spray e aerossol devem ser evitados, pois podem ser inalados, e os olhos, por serem uma área frágil do corpo, necessitam de atenção redobrada, sobretudo ao utilizar glitter, cujos fragmentos podem cair dentro deles e causar irritação e até microferimentos na conjuntiva e na córnea. Sem contar que o glitter é altamente prejudicial ao meio ambiente, pois trata-se de partículas de plástico.

Ainda de acordo com Ronald, produtos não indicados para uso humano apresentam elevada capacidade de causar alergias, incluindo as tintas temporárias à base de hena, que para conferir tons diferentes do laranja ou avermelhado, têm a adição de substâncias sensibilizantes potentes, que podem causar reações alérgicas severas. Outros tipos de tintas também podem apresentar pigmentos que causem alergia.

“A recomendação é que se use produtos que sejam hipoalergênicos, pois passaram por pesquisas dermatológicas e testes que indicam que possuem baixa probabilidade de causar alergias”, orienta.

Há artigos especializados, como clown make up’s (específicos para a pintura corporal de personagens como palhaços), e cílios, iluminadores e pancakes artísticos.

No caso das crianças e pessoas de pele também sensível, deve-se utilizar apenas produtos infantis.

“Uma dica importante é lembrar que quem for brincar em blocos de carnaval durante o dia não deve esquecer-se de utilizar protetor solar”, completou Ronald.