pt Português en English es Español
 

Publicado em 26/02/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Na maratona de bloco em bloco, muitos foliões acabam se alimentando na rua, em bares, restaurantes, barracas, food trucks e ambulantes. Entretanto, alguns cuidados são necessários para evitar doenças transmitidas por alimentos (DTAs) ou água contaminados.

Imagem de Divulgação

Os consumidores devem se alertar para questões como condições de higiene e armazenamento dos alimentos, prazo de validade dos ingredientes, temperatura adequada, tempo de exposição ao sol de alimentos perecíveis, manuseio adequado, acondicionamento, aspecto e embalagem, e condições físicas dos produtos a serem consumidos (aparência, consistência, odor) dentre outras. Os principais sintomas provocados pelos alimentos contaminados são náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia e febre.

O Ministério da Saúde (MS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são instituições responsáveis por definir os padrões de qualidade estipulados na legislação. A Vigilância Sanitária Municipal (VISA-RJ) atua junto aos laboratórios de saúde pública (estadual e municipal) identificando riscos e propondo medidas de controle.

Segundo Marcelo Brandão, do Laboratório de Alimentos do Departamento de Microbiologia (DM) do INCQS e coordenador sdjunto do Núcleo Técnico de Alimentos (NT AL), a maioria dos surtos de DTAs no Brasil são provocados por bactérias, sendo Salmonella spp. o principal agente etiológico identificado.

“A maioria dos surtos ocorre em residências e os alimentos mistos são os mais incriminados”, explica.

Rosane Lopes, coordenadora do NT AL, alerta, ainda, que o serviço de Vigilância Sanitária é um aliado da população também nessa época do ano.

“Além dos cuidados dos consumidores com o que for ingerir, qualquer irregularidade observada em um estabelecimento, por exemplo, pode ser comunicada. Isto contribui para a ação da vigilância sanitária e possíveis riscos à saúde do consumidor podem ser minimizados”, orienta.

Para mais informações sobre o tema, consulte a bibliografia a seguir:

Manual Integrado de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas por Alimentos do MINISTÉRIO DA SAÚDE - http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_integrado_vigilancia_doencas_alimentos.pdf

Legislação de Alimentos - http://www.rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria/legislacao-de-alimentos

Ministério da Saúde - http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/janeiro/17/Apresentacao-Surtos-DTA-2018.pdf