pt Português en English es Español
 

Publicado em 26/02/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

As Substâncias Químicas de Referência (SQRs) do INCQS (ver abaixo) integram um projeto piloto que o Serviço de Gestão do Trabalho (SGT) do Instituto está desenvolvendo junto à Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe), por meio da Escola Corporativa. Trata-se de um mapeamento de competências nas áreas funcionais.

O objetivo do mapeamento é levantar as competências de área, funcionais, os conhecimentos e comportamentos necessários para a atuação em cada setor, que servirão de base para os programas de desenvolvimento de pessoas do Instituto e para atender ao decreto 5707/2006, que institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. De acordo com o referido decreto, as capacitações profissionais devem estar embasadas no mapeamento de competências.

O projeto piloto da Cogepe teve início em 2018 e está sendo desenvolvido junto a todas as unidades da Fiocruz. Consiste na capacitação dos profissionais da área de gestão do trabalho para que aprendam a mapear as competências e no reforço da importância da realização do planejamento do desenvolvimento dos trabalhadores das unidades.

Do INCQS, participam das reuniões da Escola Corporativa o chefe do SGT, Sérgio Reis, e os profissionais Elaine Lucia da Silva, Vera Lucia de Sant´Anna e Evandro Luiz Gomes.

A escolha pelas SQRs foi resultado da conjugação entre a sua importância estratégica para o INCQS e a disponibilidade do Departamento de Química (DQ) de fazê-lo. A iniciativa pretende, futuramente, se estender para as outras áreas.

 

Substâncias Químicas de Referência:

Substâncias Químicas de Referência (SQRs) são materiais de referência reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fazer o controle da qualidade no país. São usados na avaliação da conformidade dos insumos.

A realização de um grande número de procedimentos analíticos, descritos nas diversas monografias oficiais, exige o uso destas substâncias, possibilitando a identificação, caracterização e/ou atribuição de valores de propriedades e assegurando, assim, a qualidade de matérias primas e de produtos farmacêuticos.