pt Português en English es Español
 

Publicado em 21/02/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

 

A convite, a coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT PB) do INCQS, Maria Aparecida Boller, visitou a Central de Armazenagem de Insumos Estratégicos em Saúde (CAIES), em Guarulhos-SP, nos dias 12 e 13 de fevereiro. O objetivo foi discutir o envio de documentos e amostras de imunobiológicos pelo Centro de Distribuição Logística de Insumos Críticos do Ministério da Saúde, do qual a CAIES é uma das localidades de armazenamento.

A CAIES é responsável pelo recebimento, armazenamento, expedição e transporte de imunobiológicos. Todas as amostras de imunobiológicos e documentos referentes e elas que o INCQS recebe para fazer o controle da qualidade são expedidos por ela.

Na Central, a profissional do INCQS se reuniu Dayanni Nogueira Castro e Anderson Tavares dos Santos. Foram discutidos o cadastro de imunobiológicos, a possibilidade de um treinamento para harmonização na leitura do cadastro e resultados das amostras.

A coordenadora do NT PB/INCQS também sugeriu o treinamento dos envolvidos no Sistema Harpya, desenvolvido pelo INCQS para o gerenciamento de amostras e implantado, atualmente, em 52 laboratórios. Dentre outras coisas, o sistema permite o acesso a catálogos nacionais e relatórios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A visita e a reunião foram ótimas para o alinhamento das ações. Discutimos questões logísticas, a elaboração de um documento e a necessidade de criação de um ambiente específico para a CAIES no Sistema Harpya”, sintetizou Maria Aparecida Boller.