pt Português en English es Español
 
Publicado em 11/01/2019.
Por Maria Fernanda Romero (INCQS/ Fiocruz)
 
Capa Jornal Linha Direta
Diversidade é o tema da matéria de capa do Jornal Linha Direta. A reportagem, que conta com entrevista de Mychelle Alves Monteiro, chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do INCQS, fala do lançamento da campanha da Fiocruz pelo reconhecimento das diferenças e traz histórias de preconceito vividas pelos trabalhadores da instituição.

De acordo com Mychelle Alves Monteiro, essa campanha é fundamental para conscientizarmos as pessoas a respeitarem as diferenças e perceberem que algumas "atitudes" feitas podem ser considerada um preconceito.
 
"A Fiocruz aprovou no último Congresso Interno a Tese 11, que trata especificamente sobre o respeito a diversidade, e ter uma campanha dessa em uma Instituição que é tão plural é de suma importância. Infelizmente, estamos vendo um aumento de casos de racismo, homofobia, intolerância religiosa e preconceito com pessoas com deficiência que atinge todo o país", comenta.
 
Além de servidora da unidade, Mychelle Alves, é vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) e membro do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, criado em maio de 2009.
 
Nesta edição do Linha Direta, o leitor terá informações sobre o atendimento multiprofissional oferecido a servidores afastados para tratamento; e sobre os primeiros resultados do Programa Inova Fiocruz, que recebeu 736 propostas para os quatro editais lançados em 2018.
 
A publicação traz ainda duas matérias sobre o trabalho da Fiocruz Mata Atlântica e outra sobre orientações para o consumo consciente de energia e água. Na coluna Estante, o tema é o novo e-book interativo da Editora Fiocruz - Como e por que as desigualdades fazem mal à saúde.
 
Confira a versão online do jornal aqui.