pt Português en English es Español
 

Publicado em 19/12/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Marcelo Brandão, Ingrid Silva, Mariana de Azevedo e Paula Costa, do Setor de Alimentos do Departamento de Microbiologia (DM) do INCQS, expuseram suas pesquisas no IV Simpósio e 5º Workshop em pesquisa, desenvolvimento e inovação em doenças bacterianas e fúngicas (IV SIMBAF), realizados nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, no auditório do Museu da Vida/ Fiocruz. Os trabalhos foram: Evaluation of cytotoxic profile of Cronobacter spp. isolated from foods and clinical specimens e Evaluating of biofilm formation by L. monocytogenes strains isolated from foods and its tolerance to biocides.

O primeiro faz uma avaliação da atividade citotóxica de bactérias do gênero Cronobacter spp. isoladas a partir de amostras de alimentos de espécimes clínicas no Brasil. Este patógeno pode provocar infecções graves em neonatos, como enterocolite necrosante, bateremia e meningite, e infecções pulmonares e urinárias em adultos. Esta bactéria já foi isolada de diferentes classes de alimentos, como temperos e condimentos, produtos farináceos, saladas prontas para o consumo, alimentos provenientes da culinária japonesa, aveia, linhaça, queijos, e leite, entre outros.

Já o segundo estudo avalia a formação de biofilme por cepas da espécies L. monocytogenes isoladas a partir de amostras de alimentos, analisando a sua tolerância a biocidas (hipoclorito de sódio e quaternário de amônio). Esta bactéria pode provocar listeriose, podendo levar a infecções graves como meningite e provocar aborto em gestantes. É encontrada em diferentes classes de alimentos, tais quais carnes mal cozidas, leite não-pasteurizado, frutos do mar, frutos, vegetais, queijos, entre outros.

Contando com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais renomados, o Simpósio abordou temas relevantes nas áreas de microbiologia médica e ambiental, com destaque para biomarcadores, diagnóstico, virulência, interação patógeno-hospedeiro, resistência a antimicrobianos e tratamento, bem como o conceito de Saúde Única (One Health).

Marcelo Brandão destacou a visão global, apresentada nas discussões, das potencialidades do desenvolvimento científico na área que podem contribuir para o controle de doenças e melhorias na saúde coletiva. Também enfatizou a importância do intercâmbio e interlocução com outras instituições científicas e outros pesquisadores:

“Aprendemos muito no evento e tivemos a oportunidade de apresentar dois trabalhos e de trocar experiências e conhecimentos com pesquisadores da Fiocruz e outras Instituições”, comemorou.

Fotos: Arquivo Pessoal