pt Português en English es Español
 

Publicado em 17/12/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Thomas Manfred Krauss, do Departamento de Química (DQ) do INCQS, representou o Brasil em reunião do Grupo de Especialistas em DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano) em Genebra, na Suíça. O Grupo de Especialistas em DDT faz parte da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), que por sua vez, é um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) (https://nacoesunidas.org/). Ligada ao Programa das Nações Unidas de Meio Ambiente (PNUMA), a Convenção tem como objetivo eliminar os POPs que são substâncias nocivas ao meio ambiente e à saúde humana.

A Convenção de Estocolmo listou o DDT, no seu anexo B com a produção e utilização para o controle do vectores de doenças, como um objetivo aceitável. Tal produção e uso, conforme previsto no parágrafo 2 da parte II do Anexo B, são restritos às recomendações e diretrizes da Organização Mundial de Saúde sobre o uso de DDT e quando localmente alternativas seguras, eficazes e acessíveis não estão disponíveis para um país parte da convenção.

Na reunião, o Grupo realizou uma análise da situação atual sobre a produção e uso de DDT e as condições para tal uso, incluindo uma revisão das respostas dos países que ainda usam DDT ao um questionário. Além disso, foram avaliadas a disponibilidade, a adequação e a implementação de métodos, estratégias e produtos alternativos nestes países.

Thomas explica que o Grupo encaminhou um documento com conclusões e recomendações para a Conferência das Partes (COP) da convenção que vai se reunir no ano que vem:

“Nos últimos anos, a produção e o uso de DDT diminuiu bastante, mas ainda tem países que necessitam do inseticida para combater os vetores de doenças, principalmente de malária. São alguns países da África e a Índia que atualmente o único país produtor de DDT. Um dos maiores problemas é o crescimento da resistência de mosquitos e outros insetos aos piretróides, substâncias usadas como alternativa ao DDT”, declarou.

Foto: Arquivo Pessoal