pt Português en English es Español
 

Publicado em 14/12/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Foto: Arquivo Pessoal

Dentro da proposta de Ciência Aberta, na qual o INCQS está empenhado, a chefe da biblioteca do Instituto, Janaina Leal, e a arquivista Vanessa de Arruda Jorge, da Vice-Diretoria de Gestão da Qualidade (VDQuali), participaram da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) formado para implementar a iniciativa Go Fair no Brasil, referente a tornar os dados científicos localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis. O encontro foi durante o 10º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS 10), entre 4 e 6 de dezembro.

Participam do GT bibliotecários e profissionais ligados à Ciência da Informação. No caso da Fiocruz, integrantes da Rede de Bibliotecas da Fundação são os responsáveis pela iniciativa de implementação do Go Fair Brasil na área da Saúde.

A reunião teve como pauta a elaboração do Manifesto Go Fair Brasil – Saúde, o cronograma de atividades 2019, os rumos da iniciativa no âmbito da Fiocruz e os caminhos para tornar dados de pesquisa em saúde em dados localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis.

Janaína ressalta que a abertura de dados de pesquisa deve ser realizada de forma organizada e estruturada, com o estabelecimento de políticas que garantam a eficiência. De acordo com ela, a Ciência Aberta vai além do acesso aos resultados de pesquisa e trabalhos finalizados:

“A iniciativa Go Fair Brasil Saúde tem se estruturado para permitir que os dados de pesquisa sejam trabalhados de forma a torná-los localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis, ao pé da letra. Um dado, por si só, não proporciona muito significado, mas contextualizado, é uma rica fonte de informação. Eles podem proporcionar um novo olhar, novos caminhos e novas descobertas. Um dado de pesquisa perdido no computador do pesquisador é um dado morto, enquanto um dado tratado e aberto pode gerar uma infinidade de oportunidades”, declarou.

A Rede de Implementação Go Fair Brasil Saúde é coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). É composta, além do INCQS, pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/ Fiocruz), Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) e a Casa de Oswaldo Cruz (COC) e Instituto do Câncer (Inca).

Iniciativa Go Fair:

A terminologia Go Fair deriva de Global Open (GO) e de findable (localizáveis), accessible (acessíveis), interoperable (interoperáveis) e reutilizáveis (Fair), que são as características nas quais esta iniciativa busca tornar os dados, que hoje são fragmentados e desconectados.

Trata-se do desenvolvimento de estratégias para a construção de um ambiente global compartilhado para a pesquisa e inovação baseada em dados, localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis por qualquer pessoa ou máquina. Inclui padrões, protocolos, políticas, diretrizes e boas práticas, dentre outros.