pt Português en English es Español
 

Publicado em 13/12/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Fotos: Mariana Fernanda Romero e Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/ Fiocruz)

“O presente é tão grande,
não nos afastemos.
Não nos afastemos muito,
vamos de mãos dadas.”
(Carlos Drummond de Andrade)

Diante de um auditório lotado, Antonio Eugenio Castro Cardoso de Almeida foi empossado oficialmente como diretor do INCQS em cerimônia realizada no dia 12 de dezembro. A solenidade contou com a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e do diretor da Asfoc Sindicato Nacional Alcimar Pereira Batista. Além dos profissionais do Instituto, representantes das vice-presidências da Fundação, das outras unidades técnico-científicas e de outras instituições estiveram presentes para felicitar o dirigente.

Na abertura da celebração, a atmosfera foi de otimismo e harmonia. “É tempo de renovação das esperanças, de ressignificação da fé, de reciclagem das energias, e de darmos as mãos para caminharmos juntos”, dizia o texto do cerimonial.

Primeiro da mesa a falar, o representante dos trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz, Alcimar Pereira Batista, saudou Antonio Eugenio; justificou a ausência do presidente Paulo Garrido e da vice Mychelle Monteiro, que também é servidora do INCQS; reforçou a importância de se fortalecer os espaços democráticos da Fundação, como os processos eleitorais para a Presidência e para a Direção das unidades; e convidou a todos para participar da festa do sindicato, em 21 de dezembro.

Já o diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida, agradeceu a confiança que lhe foi atribuída; destacou a condição estratégica do INCQS na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto sistema universal, democrático e com controle social; reforçou o papel do Instituto no controle da qualidade de produtos, serviços e ambientes; e afirmou que pretende dirigir com a participação de todos servidores e terceirizados.

“A melhoria das condições de saúde e das condições de vida de nossa população necessariamente se insere nas diretrizes programáticas do INCQS. Temos de construir uma atuação decisiva e marcante”, declarou.
Ele também apresentou oficialmente a sua equipe de Direção.

As falas foram encerradas pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. Ela destacou “o clima de unidade, confiança e esperança importantes ao INCQS” e definiu a posse oficial como sendo o “coroamento de um processo democrático e a superação de um momento difícil que o Instituto passou neste ano”, de acordo com suas palavras.

Nísia Trindade também desejou que a o INCQS continue realizando seu trabalho estratégico para o país com bases seguras; ressaltou alguns fatos importante relacionados ao Instituto e à Fundação, como a participação na recente constituição da Rede de Instituições Públicas de Regulação e Inspeção do Setor da Saúde (RIPRISS), em que o diretor Antonio Eugenio de Almeida representou o Brasil e foi manchete no site do INCQS, Portal Fiocruz  e Agência Fiocruz de Notícias; apontou os desafios institucionais; e reafirmou o compromisso da Presidência da Fiocruz junto ao INCQS. 

A cerimônia de posse foi fechada com um lanche de confraternização, no átrio do Instituto.

 

Grande participação e representatividade:

Foi grande o público da cerimônia oficial de posse de Antonio Eugenio Castro Cardoso de Almeida como diretor do INCQS. Além dos trabalhadores e trabalhadoras do Instituto, da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade e do dirigente da Asfoc - Sindicato Nacional, Alcimar Pereira Bastista, estiveram presentes o ex-presidente da Fundação, Paulo Gadelha; o chefe de gabinete da Presidência, Valcler Rangel; os representantes das vice-presidências da Fundação, de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), Carlos Graund e Maria de Fátima; de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC); e de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS), Eduardo Leal, que também é ex-diretor do INCQS.

Também participaram da celebração: Carlos Maurício Barreto, vice-diretor de Ensino e Informação da Escola Politécnica de Saúde “Joaquim Venâncio” (EPSJV/ Fiocruz); Carolina Zavarezi, da Fundação Ataulpho de Paiva; o chefe do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF)  da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/ Fiocruz); e a presidente do Fiosaúde, Leila Mello.

 

Direção do INCQS: 

Diretor: Antonio Eugenio de Almeida;

Vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VDGI): Antônio Ornelas Lima;

Vice-diretora de Vigilância Sanitária (VDVisa): Célia Romão;

Vice-diretora de Gestão da Qualidade (VDQuali): Vera Machado;

Vice-diretora de Ensino e Pesquisa (VDEP): Silvana do Couto Jacob;

Chefe da Secretaria Executiva: Célia Regina Sarmento Câmara da Silva;

Assessor Técnico: Armi Nóbrega.

 

Também pode ser conferida no site do Instituto, clicando do link “Diretoria”, de fica dentro de “Estrutura”, no canto esquerdo da página.