pt Português en English es Español
 

Publicado em 13/12/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imgame: Logomarca do Evento

Um dos eventos internacionais mais importantes da área, o 10º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS10) contou com a participação de duas profissionais do INCQS: a chefe da biblioteca, Janaina Leal, e a integrante da Vice-Diretoria da Qualidade (VDQuali), Vanessa de Arruda Jorge. O Congresso foi realizado em São Paulo, entre 4 e 6 de dezembro, e foi intitulado “Rumo ao alcance da Agenda 2030: contribuições da evidência e do conhecimento”.

O CRICS10 foi composto por palestras e mesas redondas sobre a importância da informação em saúde na aplicação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que é plano de ação firmado entre líderes mundiais em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

Além de iniciativas para viabilizar a Agenda 2030, no Congresso foram discutidos outros temas, com destaque para Ciência Aberta e Dados de Pesquisa. Este assunto foi abordado no INCQS em palestra realizada no dia 3 de dezembro e consiste na ampla disponibilização, em rede, das informações e resultados das pesquisas científicas, como forma de compartilhamento, reuso e democratização.

Sobre isto, Janaína esclarece que o que se pretende é a abertura não apenas dos dados, mas também dos metadados:

“Os metadados, que são informações que possibilitam organizar, classificar, relacionar e inferir novos dados sobre o conjunto de dados, também precisam ficar abertos para conhecimento, conferência e reuso”.

E completa:

O debate abrangeu questões relativas à criação de políticas para implementação da da Ciência Aberta, definição de termos e o compartilhamento de ações inovadoras na área, dentre outras”.

Foto: Arquivo Pessoal