pt Português en English es Español
 
Publicado em 11/12/2018.
Por Maria Fernanda Romero (INCQS/ Fiocruz)
 
DSC03160Fotos: Pedro Paulo Gonçalves/INCQS Fiocruz
 
Cerca de 20 funcionários do INCQS participaram no último dia 5 de dezembro, da Corrida & Caminhada Solidária, no Campus Manguinhos. Para participar da prova, foi preciso doar um brinquedo (jogos, carrinhos ou boneca, por exemplo) para a Campanha Natal Sem Fome, que a Fiocruz é apoiadora. A largada aconteceu em frente ao Castelo Mourisco.
 
A atividade, que reuniu quase 150 participantes, visa explorar a prática do exercício físico como vantagem para a saúde do corpo e da mente. A iniciativa é organizada anualmente pelo setor de Eventos da Presidência da Fiocruz. Embora o grupo treine por conta própria, a atividade é uma forma de manter a motivação entre os funcionários.
 
DSC03168
 
Esta foi a primeira corrida que Adalberto Lamim, do Serviço de Gestão de Tecnologia da Informação (SGTI) do INCQS, participou na Fiocruz, depois de um longo tempo sedentário. "Aos poucos estou retomando minhas atividades físicas. Com a vida corrida que levamos, ações como essa nos ajudam a deixar a preguiça de lado e cuidar um pouco mais da nossa saúde. Essas iniciativas deveriam ser mais frequentes, não só com corridas, mas outras práticas de exercício físico, seriam bem vindas", comenta.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, a prática de atividade física faz bem para a mente e o corpo. Os benefícios vão muito além de manter ou perder peso. Entre as vantagens para a saúde estão a redução do risco de hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e de cólon, depressão e quedas em geral. Além disso, a atividade física fortalece ossos e músculos, reduz ansiedade e estresse e melhora a disposição e estimula o convívio social.
 
Confira mais fotos do evento aqui.