pt Português en English es Español
 

Publicado em 11/12/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

 

Imagem de Divulgação

Maria Helena Wohlers e Lucia Helena Bastos, do Laboratório de Alimentos do Departamento de Química (DQ) do INCQS, participaram da II Reunião Geral e da III Reunião da Coordenação Técnica do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), realizadas entre 27 e 29 de dezembro. Os encontros foram na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília.

 

Participaram da reunião geral, integrantes das equipes do PARA de todo o Brasil e profissionais das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais. Em pauta estiveram a avaliação dos resultados das coletas de 2018 e o planejamento das estratégias e iniciativas do Programa para 2019.

Já na discussão da coordenação técnica, entre representantes dos laboratórios que realizam as análises do Programa, foram debatidas as perspectivas para o próximo ano.

Maria Helena Wohlers explica que o Programa PARA é extremamente importante, porque estabelece vigilância em uma área que é crítica em todo o país, como é o caso de Alimentos. A participação do INCQS, de acordo com ela, fortalece o programa, ao mesmo tempo em que fortalece o próprio Instituto, por meio do contato direto com os demais integrantes das equipes do PARA:

“A atuação do Laboratório de Resíduos de Agrotóxicos do INCQS nas reuniões é fundamental, na medida em que permite que o nosso laboratório mantenha discussões técnicas com os outros laboratórios participantes do PARA, o que favorece a troca de experiências e conhecimentos”, declarou.

Foto: Arquivo Pessoal


Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos:

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) foi iniciado em 2001 pela Anvisa, com o objetivo de avaliar continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor, sendo um indicador da ocorrência de resíduos de agrotóxicos em alimentos.

O Programa é uma ação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), coordenado pela Anvisa em conjunto com os órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária e laboratórios estaduais de saúde pública.

Desde a criação do PARA já foram analisadas mais de 30.000 amostras referentes a 25 tipos de alimentos de origem vegetal.
(Fonte: site da Anvisa)