pt Português en English es Español
 

Publicado em 05/12/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/ Fiocruz)

A oficina do INCQS na 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, intitulada A vigilância sanitária contribuindo para redução das desigualdades foi tão envolvente, que recebeu inúmeras solicitações de apresentações em outros locais. Assim, em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz) no projeto IOC mais escolas, a oficina foi apresentada no CIEP 2016 – “Prefeito Juarez Antunes”, em Jardim Corumbá (Nova Iguaçu), no dia 6 de novembro, em atendimento a solicitação da direção da escola.

As atividades foram direcionadas a estudantes do ensino fundamental e nível médio.

A importância de levar a oficina aos estudantes, de acordo com Adriana Sant´Ana da Silva, chefe do Departamento de Química (DQ) do INCQS e uma das participantes da atividade, é estimular o interesse deles pela ciência e ensiná-los sobre a vigilância sanitária:

“Com a oficina, nós apresentamos o papel da vigilância sanitária e como aplicá-la no dia a dia, como forma de redução dos riscos sanitários, além de incentivá-los a aturem como disseminadores do conhecimento para membros da família e amigos, declarou.

Pedro Paulo Gonçalves e os residentes do curso de Residência Multiprofissional em Saúde na Área de Vigilância com Ênfase na Qualidade, Sanitária Priscila Santana de Almeida, Marcus Vinicius da Silva e Daniela Silva Santana também participaram da oficina.

A apresentação da oficina foi feita por meio do projeto IOC mais escolas, coordenado pela Dra. Elba Lemos, do laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses.