pt Português en English es Español
 

Publicado em 04/12/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Três profissionais do INCQS estão na organização do 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que acontecerá em novembro de 2019, em Belo Horizonte. São elas: Rosane Alves, coordenadora do Núcleo Técnico (NT) de Alimentos; Maria Helena Vilas Boas, da revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia e Michele Feitoza; coordenadora do NT de Artigos de Saúde.

Foto: Arquivo Pessoal


As representantes do INCQS integram a Comissão Científica do evento e têm participado das reuniões organizativas, sendo a última nos dias 22 e 23 de novembro, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, foram definidos os eixos temáticos, a identidade visual, a programação cultural e a programação científica.

As profissionais do Instituto, dentre outras questões, sugeriram a inserção de temas relacionados aos laboratórios públicos e assuntos atuais como rotulagem de alimentos, regulamentação de agrotóxicos, suplementos alimentares, inovação tecnológica.

“A participação do INCQS na organização científica do evento possibilita delinear assuntos e discussões mais próximas ao enfoque do trabalho desenvolvido no Instituto e no dia a dia da vigilância sanitária, como forma de aproximar a teoria e a prática”, declarou Michele Feitoza.

Rosane Alves concordou sobre o mérito em fazer parte da equipe que está à frente do evento e destacou a importância do 8º Simbravisa:

“O Simbravisa tem como característica principal a participação dos serviços de vigilância sanitária de todo o país e não há como falar em visa, sem falar dos laboratórios públicos. Assim, o Simpósio se torna um espaço de diálogo muito importante, que fortalece a atuação conjunta e, consequentemente, a consolidação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)”, definiu.

Organizado pelo Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GT-Visa) da Abrasco, o Simbravisa discute temáticas como as práticas sanitárias e suas relações com o desenvolvimento econômico e social, as formas de controle e monitoramento de riscos à saúde e a busca de novos paradigmas para a Vigilância Sanitária, que a articulem às demais políticas de saúde.

O site desta edição do Simpósio ainda está em fase de elaboração. A edição anterior foi em 2016 e pode ser conferida aqui.