pt Português en English es Español
 
 
Com mais de 20 oficinas, dez mesas de discussão, oito palestras nacionais e internacionais e painéis, o evento tratou das novas tecnologias, sustentabilidade e sobre como se dá a integração de aspectos humanos e tecnológicos para a transformação do governo, em busca do “serviço público para o futuro”.
 
Elaine Lúcia da Silva, do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT) do INCQS, que participou do evento, contou que o encontro reuniu nomes reconhecidos do cenário nacional e internacional e que os principais tópicos abordados foram: inovações e suas aplicações em políticas públicas, novas tendências em tecnologia e seus usos para gerar valor público, transformação digital no governo, promoção da sustentabilidade, inclusão, aprendizagem e diversidade através da inovação? e futuros possíveis.
 
"O que mais me chamou a atenção nas palestras é que para inovar no setor público, mais do que investir em novas tecnologias digitais, deverá ser feito um grande trabalho voltado para mudança da cultura organizacional para que os servidores públicos se tornem empreendedores e entendam a importância de inovar", explicou.
 
Durante os quatro dias de evento, além do compartilhamento de diversos casos de sucesso de órgãos públicos, os participantes puderam conferir ainda lançamentos de livros, pesquisas e soluções tecnológicas, também aconteceram atrações como escape room, jogo em que um desafio precisa ser resolvido em grupo, em curto intervalo de tempo. Os participantes visitaram uma sala com equipamentos de realidade virtual que mostra como a tecnologia pode ser utilizada para formular e executar políticas públicas mais efetivas.
 
Além do INCQS, diversas unidades da Fiocruz participaram do evento, dentre elas: Vice-diretoria de Gestão Institucional (VDGI), Coordenação de Gestão de Tecnolgoia da Informação e Comunicação (CGTI), Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (COGIC), Coordenação-Geral de Administração (Cogead), Casa de Oswaldo Cruz (COC) e Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia).
 
A programação da  4ª Semana de Inovação em Gestão Pública foi direcionada aos servidores, representantes do setor privado, cidadãos, dirigentes das três esferas do governo brasileiro e organizações internacionais, além de instituições de ensino e pesquisa.