pt Português en English es Español
 

Publicado em 03/12/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Fotos: Arquivo Pessoal

Carla de Oliveira Rosas, do Setor de Alimentos do Departamento de Microbiologia (DM) do INCQS, representou o Instituto em Santo Domingo, na Republica Dominicana, onde participou da 9ª Assembleia Ordinária da Rede Interamericana de Laboratórios de Análises de Alimentos (Rilaa/Infal), realizada entre 5 e 9 de novembro. A próxima, em 2020, será no Brasil, no nosso Instituto.

No evento foram apresentados oralmente dois trabalhos de experiências exitosas do INCQS: Utilização do Sistema Harpya no Brasil: nossa experiência na gestão de amostras de alimentos e de outros produtos e O Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde como Provedor de Ensaios de Proficiência.

A primeira exposição se refere ao Harpya - Sistema de Gerenciamento de Amostras Laboratoriais, desenvolvido pelo INCQS para gerenciar amostras de produtos submetidos à Vigilância Sanitária no país, que está implementado em 52 laboratórios oficiais da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária. Por meio dele, é possível acessar catálogos nacionais e relatórios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se de uma ferramenta estratégica de Gestão. Em 2012 uma instância do Harpya (SGAWEB) foi implantado no Centro para o Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (CecMed) em Cuba.

Já a segunda palestra diz respeito aos ensaios de proficiência (EP), que são estudos interlaboratoriais utilizados como ferramentas de avaliação externa, demonstração da confiabilidade dos resultados analíticos laboratoriais, identificação de falhas e informações para a tomada de ações corretivas ou preventivas. O Programa de Ensaios de Proficiência em Produtos Sujeitos ao Regime de Vigilância Sanitária (EP/INCQS) foi iniciado em 2002. Durante a apresentação foi colocada a oferta da participação dos países membros da Rilaa nas rodadas de ensaio de proficiência do INCQS, na área de alimentos, para o ano de 2019.

Após as palestras, ocorreram manifestações de interesse em ambos os assuntos abordados. Dr. Margarita Corrales da RILAA, indicou a possibilidade de se firmar parcerias entre a Rilaa e o INCQS, iniciando com a participação de laboratórios membros interessados no programa de ensaio de proficiência do INCQS, já no próximo ano.


Rilaa:

A Rilaa é uma rede de cooperação horizontal entre laboratórios governamentais das Américas. Criada em 1997 após uma reunião organizada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) é composta por mais de 250 laboratórios, membros de cerca de 30 países, dentre laboratórios em nível interamericano e instituições nacionais.

Em agosto, o INCQS recebeu a visita de dois membros da Rilaa. Na ocasião, foi discutida a participação do INCQS nesta Assembleia, bem como o novo portal da Rede e parcerias, sobretudo nas áreas de ensaios de proficiência e de ensino.