pt Português en English es Español
 

Publicado em 29/11/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

O INCQS acredita na ética como elemento da humanização da assistência à saúde. Para propagar esta ideia, Priscila Rodrigues, do Setor de Produtos Não Estéreis do Departamento de Microbiologia (DM) do Instituto participou de uma mesa-redonda sobre a ética no cuidado ao paciente, na IX Jornada Científica de enfermagem da Estácio de Nova Iguaçu, em 14 de novembro.

Foto: Arquivo Pessoal

Em sua apresentação, voltada a acadêmicos de enfermagem e dos demais cursos da área de saúde, ela abordou a importância da ética profissional, o processo de cuidado e sua importância ao bem estar do paciente, e os desafios da atuação profissional nos dias atuais, em que o SUS enfrenta crises e cortes orçamentários.

Estiveram em pauta questões como a relação entre profissionais da área e pacientes, atenção integral à saúde, respeito ao paciente, assistência às famílias, sigilo das informações e harmonia no ambiente, dentre outros aspectos.

Priscila ressaltou a importância da atenção à ética em todas as áreas, sobretudo na saúde, que lida com as pessoas:

“A valorização da ética profissional é um ponto importante, que precisa ser discutido desde a formação básica. Logo, deve fazer parte da graduação de todas as áreas profissionais, principalmente da área de saúde, visto que trabalhamos com a assistência, cuidado e valorização da vida a partir do respeito ao próximo em todas as relações”, defendeu.

Priscila é aluna de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS.