pt Português en English es Español
 
Publicado em 23/11/2018.
Por Maria Fernanda Romero (INCQS/ Fiocruz)
 
DSC02922Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/ Fiocruz)
 
Mesmo sem comprovação científica quanto aos fatores de proteção, recomenda-se a adoção de práticas saudáveis para diminuir o risco de câncer de próstata. A afirmação foi feita por Renata Maciel, tecnologista da área de detecção precoce de câncer do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA), durante a palestra "Câncer de Próstata: vamos falar sobre isso?", realizada no INCQS no último dia 14 de novembro.
 
O objetivo foi alertar e informar os funcionários quanto aos cuidados necessários para prevenir a doença, assim como esclarecer as dúvidas e questionamentos do público. "Por ter evolução silenciosa, muitos homens não apresentam sintomas na fase inicial ou são semelhantes a Hiperplasia Prostática Benigna (HBP) e/ou prostatite", reforça.
 
A representante do INCA reforçou que o Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde, não recomenda a realização do rastreamento do câncer de próstata (através dos exames de toque retal e de PSA), por existirem evidências científicas de que o rastreamento sem sintomas produz mais dano do que benefício.
 
"O rastreamento sem critérios ou fatores de risco aumentam as chances de diagnóstico de cânceres, que não evoluiriam nem ameaçaria a vida, submetendo os homens a um tratamento que pode causar impotência sexual e incontinência urinária. Procurem conhecer os riscos e benefícios que envolvem a realização desses exames de rotina e conversem com o profissional de saúde para decidir se deseja ou não realizá-los", explica.
 
Na ocasião, a representante do INCA distribuiu aos participantes uma cartilha sobre o câncer de próstata, que contém informações sobre os principais sinais e sintomas, os fatores que podem aumentar o risco de ter esse tipo de câncer, além dos exames utilizados para investigar a doença.
 
Logo após a palestra, os participantes tiraram uma foto simbólica na porta do instituto em prol ao movimento do Novembro Azul.
 
DSC02944
 
Confira todos as fotos do evento aqui.