pt Português en English es Español
 

Publicado em 23/11/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/ Fiocruz)

A United States Pharmacopeia (U.S. Pharmacopeia) - Brasil, em parceria com a parceira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ofertou ao INCQS o curso Validação, Verificação e Transferência de Métodos Analíticos, no dia 13 de novembro. Mais de 50 pessoas, entre servidores, bolsistas, terceirizados e alunos do curso de Residência Multiprofissional em Saúde na área de Vigilância Sanitária participaram da aula.

Organizado pela vice-diretora de Pesquisa e Ensino (VDPE) do INCQS, Silvana do Couto Jacob, pela chefe do Departamento de Química (DQ), Adriana Sant'Ana, e pela representante do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT), Vera Lúcia de Sant´Anna, o curso foi destinado gratuitamente in company (dentro da própria instituição) a profissionais do Instituto e a representantes de laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA).

Nele foram discutidos, entre outros temas, as normas internacionais e da Anvisa utilizadas na validação de métodos analíticos, parâmetros a serem validados, critérios de aprovação, estratégia a ser adotada para a verificação de métodos farmacopeicos e procedimentos que podem ser seguidos na transferência de metodologias analíticas entre laboratórios.

Uma das organizadoras do curso, Vera destacou a qualidade da apresentação, sua importância e aproveitou para agradecer aos ofertantes da aula:

“Somos muito gratos pela parceria com a U.S. Phmacopeia – Brasil, que disponibilizou os instrutores André Novaes e Luciana S. Takara, inclusive, arcando com o custos de passagens e locomoção destes de São Paulo ao INCQS”, gratulou.