pt Português en English es Español
 

Publicado em 22/11/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Foto: Arquivo Pessoal

O conhecimento adquirido pelo INCQS como provedor acreditado de ensaios de proficiência foi tema da palestra ministrada pelo coordenador técnico da Comissão do Programa de Ensaios de Proficiência (CPEP) do Instituto, Marcus de la Cruz, no 4º Encontro da Qualidade em Laboratórios Científicos 2018, no dia 8 de novembro, em São Paulo.

Em sua exposição, o profissional do INCQS discorreu sobre os desafios de se acreditar como um provedor governamental.

“A responsabilidade é grande, porque é preciso desenvolver um trabalho com qualidade. Ser provedor acreditado é importante não apenas ao INCQS, mas também aos laboratórios brasileiros que precisam de ensaios de proficiência ofertados”, explicou.

A palestra de Marcus foi a última da 31ª Reunião Anual do Instituto Biológico (Raib), cujo tema foi “Saúde mundial e o agronegócio”. Ele se apresentou juntamente com Miriam Solange Fernandes Caruso, pesquisadora científica e diretora do Núcleo Programas Interlaboratoriais do Centro de Materiais de Referenciais do Instituto Adolfo Lutz (IAL).


Acreditação:

Acreditação é “uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade”, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Ou seja, é o reconhecimento formal de que uma instituição atende aos requisitos necessários para realizar suas atividades com confiança.

A atuação do INCQS como provedor de ensaio de proficiência começou em 2002, com Heloisa Cronemberger. Em 2011, o Instituto obteve sua primeira acreditação como provedor de ensaio de proficiência, em agrotóxicos. Dois anos depois, ampliou o escopo para micotoxinas.

Fornecer este tipo de material é uma das atividades que cabem ao INCQS desempenhar no Sistema Nacional de vigilância Sanitária (SNVS). Atualmente, o Instituto oferta de forma continuada ensaios de proficiência em agrotóxicos, micotoxinas e microbiologia.