pt Português en English es Español
 

Em sua exposição, o profissional do INCQS discorreu sobre os desafios de se acreditar como um provedor governamental.

“A responsabilidade é grande, porque é preciso desenvolver um trabalho com qualidade. Ser provedor acreditado é importante não apenas ao INCQS, mas também aos laboratórios brasileiros que precisam de ensaios de proficiência ofertados”, explicou.

A palestra de Marcus foi a última da 31ª Reunião Anual do Instituto Biológico (Raib), cujo tema foi “Saúde mundial e o agronegócio”. Ele se apresentou juntamente com Miriam Solange Fernandes Caruso, pesquisadora científica e diretora do Núcleo Programas Interlaboratoriais do Centro de Materiais de Referenciais do Instituto Adolfo Lutz (IAL).


Acreditação:

Acreditação é “uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade”, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Ou seja, é o reconhecimento formal de que uma instituição atende aos requisitos necessários para realizar suas atividades com confiança.

A atuação do INCQS como provedor de ensaio de proficiência começou em 2002, com Heloisa Cronemberger. Em 2011, o Instituto obteve sua primeira acreditação como provedor de ensaio de proficiência, em agrotóxicos. Dois anos depois, ampliou o escopo para micotoxinas.

Fornecer este tipo de material é uma das atividades que cabem ao INCQS desempenhar no Sistema Nacional de vigilância Sanitária (SNVS). Atualmente, o Instituto oferta de forma continuada ensaios de proficiência em agrotóxicos, micotoxinas e microbiologia.