pt Português en English es Español
 

Publicado em 21/11/2018.
Por Maria Fernanda Romero (INCQS/ Fiocruz)

DSC02729Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/ Fiocruz) 

A capacitação como processo de melhoria contínua, tendo por base a avaliação dos resultados anteriores. Essa é uma das principais estratégicas do Plano de Capacitação de Desenvolvimento de Recursos Humanos do INCQS, que está sendo elaborado atualmente pelo Serviço de Gestão do Trabalho (SGT) da unidade. A afirmação foi feita no começo de novembro por Sergio Reis, chefe do SGT, durante reunião com gestores.

"A ideia é desenvolver o conhecimento alinhado aos objetivos estratégicos da unidade, ao Programa de Multiplicadores Internos - valorizando os talentos da instituição, e ao Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) Fiocruz. Vamos envolver o maior número possível de trabalhadores, considerando os diferentes níveis de atuação, sempre interagindo com a área de planejamento", explica Elaine Lucia da Silva, do SGT.

De acordo com a servidora, no ano de 2019, todas as capacitações externas feitas pelos servidores do INCQS deverão ser multiplicadas, ou seja, compartilhadas com toda a unidade. Para facilitar este processo, o SGT, juntamente com a Vice-Diretoria de Gestão da Qualidade, desenvolveu um formulário de solicitação de capacitação, no qual o profissional deverá preencher com a modalidade de disseminação do conhecimento e prazo. Caso não seja feito o compartilhamento da capacitação, condiciona a não autorização de participação em outras ações de capacitação.

Diante disso, o SGT promoveu no dia 12 de novembro, um treinamento sobre a atualização dos POP´s (procedimentos operacionais padrão) de treinamento e de capacitação e ainda, para divulgar e treinar os profissionais no novo POP, que trata dos requisitos mínimos de competências.