pt Português en English es Español
 

Participaram do encontro, organizado pela área de Alimentos da Anvisa, representantes das esferas de governo, do setor produtivo, de universidades e da sociedade civil.

Bernardete explicou que na ocasião, foram abordadas a identificação dos problemas oriundos do uso de produtos da medicina veterinária, a análise de alternativas regulatórias e os impactos na sociedade do problema e das alternativas de regulação.

“Os produtos veterinários utilizados para prevenir, controlar e tratar doenças, bem como para promover o crescimento dos animais, podem deixar resíduos nas carnes, leites etc, e serem prejudiciais à saúde humana. Por isto é fundamental que se estabeleçam regulações que possibilitem a avaliação e o gerenciamento desses riscos”, esclareceu.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Anvisa, “a preocupação com o assunto tem relação direta com o aumento do consumo de alimentos de origem animal, em escala mundial, e com a necessidade de os governos criarem mecanismos para o maior controle em relação aos cuidados com o uso de medicamentos nos animais”, principalmente os antimicrobianos, devido à contribuição do seu uso veterinário ao problema mundial de saúde pública que é a resistência aos antimicrobianos (RAM).