pt Português en English es Español
 

Publicado em 06/11/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Profissionais do laboratório de Citotoxicidade/Genotoxicidade do Departamento de Farmacologia e Toxicologia (DFT) do INCQS ministram o curso de capacitação profissional Ensaio de citotoxicidade in vitro pelo método de difusão em agar, entre 22 e 26 de outubro. O programa é oferecido anualmente a trabalhadores da Saúde Pública, como forma de qualificar a mão de obra.

Mirian Noemi Pinto Vidal, doutora em Ciências e Biotecnologia, foi a responsável pelo curso, tendo como substituta Renata Calil Lemos, mestre em Vigilância Sanitária.

O objetivo das aulas é avaliar o efeito de toxicidade de materiais ou produtos plásticos, empregando o ensaio de xitotoxicidade in vitro (processo biológico fora dos sistemas vivos) denominado Método de Difusão em Agar.

O conteúdo programático abrange conhecimentos teóricos e práticos, abordando desde o princípio e a aplicação do ensaio, sua execução e sua realização com células de mamíferos para a avaliação da citotoxicidade do produto.

Mirian Noemi explica que ensaio de toxicidade pela difusão de agar serve para caracterizar a biocompatibilidade dos biomateriais:

"É uma técnica importante, pois além de ser qualitativa, pode ser aplicada em diferentes materiais, de diferentes constituiçõers físicas", disse.