pt Português en English es Español
 

Publicado em 31/10/2018.
Por Maria Fernanda Romero (INCQS/ Fiocruz)

Forum aniosFoto: Arquivo pessoal

A importância da higienização das mãos e desinfecção de superfície como medidas de prevenção e controle de contaminação microbiana, foi o tema do 1º Fórum Internacional Franco-Brasileiro. O evento, realizado no final de outubro, em São Paulo, contou com a presença de representantes do Departamento de Química (DQ) do INCQS.

De acordo com Adriana Sant'Ana da Silva e Leonardo de Souza Lopes, do DQ, que participaram do evento, o fórum permitiu uma interação importante entre todos os atores do setor de saúde privado e público.

"Levei para o evento a discussão sobre o uso inadequado de cosméticos, como produtos saneantes, que podem levar a irritação dérmica e falta de efeito, uma vez que os estudos de segurança e eficácia são distintos", explica Adriana Sant'Ana da Silva. Já Leonardo Lopes, no momento 'Meeting Expert', aproveitou a ocasião para destacar o uso de detergente desinfetante para a limpeza de artigos médicos, inclusive na substituição do detergente enzimático.

O encontro discutiu assuntos como fricção cirúrgica e fricção higiênica das mãos, bactérias multirresistentes, critérios e desafios para a escolha de um desinfetante, dentre outros. Também participaram do fórum diversos representantes de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), como os hospitais universitários da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de São Carlos (UFSCar), setor regulado e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Legenda da foto:
Da esquerda para direita, Gaetan Rauwel (Laboratoires ANIOS); Rosa Aires (Anvisa); Bertrand Letartre (Laboratoires ANIOS); Adriana Sant'Ana (INCQS); Philippe Nicolai (Laboratoires ANIOS); e Leonardo Lopes (INCQS).