pt Português en English es Español
 
 
Com o tema "Câncer de Mama: vamos falar sobre isso?", Mônica de Assis, sanitarista do INCA, apresentou um panorama sobre a doença, seus fatores de risco e formas de prevenção e detecção precoce, incluindo o debate sobre riscos e benefícios do rastreamento mamográfico.
 
"Precisamos de informação clara para decisão informada e acesso à saúde, universal e com qualidade. O número de óbitos em consequência da doença ainda é elevado no Brasil. Apesar de tudo isso, os registros têm recuado devido aos avanços da medicina e de iniciativas como esta que disseminam as informações e orientações corretas", afirmou Mônica de Assis.
 
Na ocasião, a representante do INCA distribuiu aos participantes uma cartilha sobre o câncer de mama, que contém informações sobre os principais sintomas, como se auto examinar, além das principais indicações para quem vai fazer a mamografia. Acesse a versão digital da cartilha aqui.
 
"A palestra foi boa, porque tirei minha dúvida sobre hormônio no caso da menopausa. O médico não explicou e a palestrante explicou direitinho. Foi atenciosa e explicou de um jeito fácil de entender", disse Luziana Pereira dos Santos, da área de Serviços Gerais (SG), que participou do encontro.
 
"Essa sensibilização é muito importante. Precisamos fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce, que eleva substancialmente as chances de cura deste tipo de câncer", finaliza Antônio Eugenio de Almeida, responsável pelo INCQS.
 
Confira todos as fotos do evento aqui.