pt Português en English es Español
 

Publicado em 29/10/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Arte: Leandro Pontes (INCQS/ Fiocruz)

Prestar serviços à sociedade e ao Estado, visando ao interesse público e ao bem comum, esta é a definição do servidor público no Portal da Transparência do Governo Federal. Estes profissionais, que trabalham para a população, são homenageados no dia 28 de outubro.

A data é comemorada em referência ao dia da criação do Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, que rege os direitos e deveres dos servidores públicos. Foi proposta pelo Conselho Federal do Serviço Público Civil e oficializada no artigo 236 da lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

O INCQS possui, em sua força de trabalho, 219 servidores, distribuídos pelos quatro departamentos técnico-científicos (Farmacologia e Toxicologia, Imunologia, Microbiologia e Química), pelo Departamento de Administração e Direção.

Já na Fiocruz, são 4954 servidores ativos permanentes, alocados em 22 unidades.

Antonio Eugênio de Almeida, responsável pelo INCQS, aproveitou a oportunidade para destacar a importância do serviço público e de que os servidores lutem por boas condições de trabalho, indispensáveis para que possam exercer o seu papel social:

"Desejamos que sempre possamos exercer o nosso trabalho como uma missão, tratando todos com respeito e dignidade, e lutando por condições dignas e iguais para todos", declarou.