pt Português en English es Español
 

Publicado em 26/10/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Para fechar o mês do Outubro Rosa, campanha internacional de combate ao câncer de mama, o INCQS vai promover a palestra Câncer de Mama: Vamos falar sobre isso? no dia 30 de outubro, terça-feira, às 9h30, no auditório do Instituto. A palestrante será a sanitarista do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Mônica de Assis.

De acordo com informações do Inca, o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. São quase 60 mil novos casos por ano, sendo que 50% dos casos são diagnosticados em estágio avançado. O número de óbitos é cerca de 15 mil.

Relativamente incomum antes dos 35 anos, acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Também acomete homens, porém, é raro, representando 1% do total de casos da doença.

Mônica de Assis se especializou em sanitarismo e se tornou doutora pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/ Fiocruz). No Inca, atua na Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede, com foco em ações de comunicação e saúde.

O evento é gratuito, aberto ao público geral e não requer inscrições prévias.