pt Português en English es Español
 

Publicado em 26/10/2018.
Por Maria Fernanda Romero (INCQS/ Fiocruz)

SNCT 1Foto: ACS (INCQS/ Fiocruz)

A participação do INCQS na 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada na última semana, foi o maior sucesso. "A contribuição da vigilância sanitária na redução da desigualdade" foi o tema abordado pela unidade em suas atividades, que contou um espaço na exposição e liderou quatro rodas de conversas.

As rodas de conversa, realizadas na sala de vídeo do Centro de Recepção do Museu da Vida, movimentaram o público e abordaram os seguintes assuntos: Cosméticos, apresentado por Ronald Silva; Alimentos, por Rosane Lopes, Angélica Castanheira e Marcelo Brandão; Artigos de Saúde, por Renata Dalavia; e Medicamentos/ Resistência antimicrobiana, apresentado por Mychelle Alves e Catia Chaia.

Na exposição, o INCQS contou com um espaço, onde o visitante pôde observar a quantidade de açúcar presente em alguns refrigerantes; ser alertado quanto a  ingestão acidental de produtos cosméticos por estarem armazenados em embalagens similares a de alimentos, como maionese, manteiga, margarina, molhos, entre outros; verificar a presença de cloro ativo em saneantes e o perigo do uso de produtos "clandestinos" ou seja, sem registro na Anvisa; e comparar medicamentos genéricos, similares e de referência. As crianças que passaram pelo estande receberam ainda uma cartilha educativa para colorir.

DSC01931Foto: Pedro Gonçalves (INCQS/ Fiocruz)

2                                                                 Foto: ACS (INCQS/ Fiocruz)

"Escolhemos essa tema, porque a vigilância sanitária é responsável pela informação para a ação e a intervenção, que reduzam riscos e promovam a saúde. Assegurar uma vida saudável e promover o bem estar para todos, independente das classes sociais, é o objetivo. Então, através do papel do nosso instituto, de controle de qualidade, representado no evento pelos esclarecimentos e alertas que demos no nosso espaço, consideramos estar contribuindo para a redução das desigualdades", explica Adriana Sant'Ana da Silva, chefe do Departamento de Química (DQ) do INCQS, uma das organizadoras da participação da nossa unidade na SNCT juntamente com Janete Duarte, Leonardo Lopes e Mychelle Alves.

As orientações eram transmitidas ao público por alunos de iniciação científica (PIBIC), iniciação tecnológica (PIBITI), estágio curricular (PEC) e da Residência Multiprofissional (R2 e R1). Segundo Silvana do Couto Jacob, vice diretora de Ensino e Pesquisa da unidade, esta foi uma excelente oportunidade de integração e vivência dos alunos. "São experiências como essas, aproximando o conhecimento do universo acadêmico que eles obtêm em aula, da realidade e proximidade com a sociedade, que eles levarão para o resto da vida", conclui.

Confira todos as fotos do evento aqui.