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O PGC será utilizado nas aquisições de bens, contratações de serviços e obras e soluções de tecnologia da informação. Com a implantação da ferramenta, toda a Administração Pública Federal deverá elaborar e inserir no sistema seu respectivo Plano Anual de Contratações, contendo todo o detalhamento do que deverá ser comprado no ano seguinte.

"Essa ferramenta vai fortalecer nossa fase de planejamento, melhorar a gestão para tomada de decisão e estabelecer estratégias de identificação dos riscos inerentes de logística governamental. Além de ser uma oportunidade de ganho de escala, por meio do compartilhamento e centralização das contratações", afirmou Welington Roberto Silva de Lima, chefe do Serviço de Administração de Materiais.

Welington reforçou a importância dos departamentos transmitirem as informações em tempo hábil, com o intuito de possibilitar a efetivação das compras dentro do ano corrente. O Departamento de Administração também encaminhará, para todas as áreas do Instituto, um modelo de Estudo Preliminar e Mapa de Gerenciamento de Riscos com o objetivo de ajudar no preenchimento das informações exigidas pelo PGC.

Na ocasião, Antonio Lima Ornelas, vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional do INCQS, que também participou do encontro, informou que a partir de 1º de julho de 2019, o Instituto terá um novo sistema para gerenciamento das aquisições, em substituição ao LICITAWEB, utilizado atualmente. O vice-diretor indicou que planejar é a palavra de ordem neste momento.

"Precisamos criar a cultura do planejamento. É estratégico: vamos aumentar a eficiência nas contratações e utilizaremos melhor nossos recursos internos e externos", concluiu.

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