pt Português en English es Español
 

Publicado em 16/10/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Fotos: Arquivo Pessoal

Sob a palavra de ordem “Mulheres da Fiocruz em defesa da ciência, do SUS e da democracia”, trabalhadoras da Fiocruz se reuniram em 15 de agosto, em frente ao Castelo, no ato de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, realizada entre 15 e 21 de outubro. E as profissionais do INCQS estiveram presentes!

O movimento foi uma iniciativa da Presidência da Fiocruz, que atualmente é comandada por uma mulher, Nísia Trindade, e das integrantes do Conselho Deliberativo (CD) da Fundação.

A ação integra um conjunto de iniciativas do tema “Mulheres da Fiocruz na Ciência”, que tem sido debatido pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, no qual o INCQS tem duas participantes: Mara Dias Pereira, ligada à Direção e Patrícia Condé de Lima, do Departamento de Química (DQ).

Além delas, Mychelle Alves Monteiro, também do DQ do Instituto, participa das reuniões como representante da Asfoc - Sindicato Nacional.

"Embora nós, mulheres, tenhamos sido socialmente reprimidas durante muitos séculos e vivemos dentro de uma cultura que ainda é machista, conseguimos nos destacar em todas as áreas do conhecimento científico. No INCQS, por exemplo, há muitas pesquisadoras e tecnologistas que estão em ações e atividades de ponta e com grande contribuição para o cumprimento da missão institucional", explicou Mara.