pt Português en English es Español
 

Publicado em 15/10/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Foto: Ana Limp

 

“Sou professor
a favor da luta constante
contra qualquer forma de discriminação,
contra a dominação econômica
dos indivíduos ou das classes sociais.”
(Paulo Freire – ‘Pedagogia da Autonomia’)

 

O INCQS saúda todos os professores e professoras pelo seu dia, comemorado em 15 de outubro.

Parabeniza seus profissionais que, direta ou indiretamente, participam dos processos educativos, contribuindo para a formação e a qualificação dos trabalhadores da Saúde Pública brasileira e da Vigilância Sanitária.

O Instituto, comandado por um professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS), Antonio Eugênio de Almeida, valoriza todas as formas de conhecimento, formal e informal.

“Além da educação Lato Sensu e Stricto Sensu, o INCQS oferece outros espaços de circulação de saberes, como os cursos de curta duração, treinamentos, estágios etc”, explica Eugenio.

A vice-diretora de Ensino e Pesquisa, Silvana do Couto Jacob, acrescenta:

“É sempre importante reforçar a importância dos ambientes acadêmico, científico e tecnológico na construção do conhecimento institucional. Os docentes e discentes são a nossa esperança de futuro mais próspero”, declara.

 

Dia 15 de outubro, dia do professor:

A data de 15 de outubro como o dia do professor faz referência ao dia em que D. Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país, além da regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

A homenagem aos profissionais da educação começou em 1947, como sugestão do professor paulista Salomão Becker, e foi oficializada em 1963, pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

 

Confira o corpo docente do INCQS:

- Mestrado acadêmico e doutorado;

- Mestrado profissional;

- Cursos de especialização;

- Residência Multiprofissional em Saúde na Área de Vigilância Sanitária com Ênfase na Qualidade (tutores e preceptores);

- Cursos de atualização;

- Cursos de capacitação profissional;

- Ensino à distância;