pt Português en English es Español
 

Publicado em 10/10/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Com o objetivo de capacitar os profissionais, apresentando aspectos do controle da qualidade dos saneantes nas diversas áreas do conhecimento envolvidas (toxicologia, química, microbiologia e rotulagem), trabalhadores do Núcleo Técnico (NT) de Saneantes do INCQS ministraram o curso de atualização Controle da qualidade de saneantes no período entre 1 e 5 de outubro. Também colaboraram servidores dos departamentos de Farmacologia e Toxicologia (DFT), de Microbiologia (DM) e de Química (DQ), bem como do setor de Biossegurança, da Central de Recebimento de Amostras e da Vice-Diretoria de Qualidade (VD-Quali).

Tendo como responsáveis Célia Romão, Leonardo de Souza Lopes, Adriana Sant’ Ana da Silva e Ronald Santos Silva, este, como substituto, o curso foi destinado a profissionais das Vigilâncias Sanitárias, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen’s) e de outras instituições públicas que atuam na área de saneantes.

O conteúdo programático abrangeu 1 - Legislação aplicada aos saneantes e aspectos gerais do controle da qualidade de saneantes; 2 - Controle microbiológico; 3 - Controle físico-químico; 4 - Controle toxicológico; e 5 - Análise de rótulo.

Além dos coordenadores, as aulas foram ministradas por: Elizabeth Paz (Assessoria Jurídica), Ângela Spera (Central de Recebimento de Amostras), Sérgio Alves da Silva (VD-Quali), Marise Hubner e Fernanda Sabagh (Biossegurança), Maria Helena Villas Boas, Bruna Sabagh e Maysa Beatriz Mandetta Clementino (DM).

Célia Romão, uma das responsáveis pelo curso, explicou que faz parte da missão institucional do INCQS “atuar como referência nacional para as questões científicas e tecnológicas relativas ao controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços vinculados à vigilância sanitária” e que cursos como este, ministrado anualmente, ajudam a atualizar e proporcionar conhecimentos aos profissionais da área.